sábado, 24 de maio de 2014

Enxaqueca com aura....como assim!?

Enxaqueca com aura....como assim!?





A enxaqueca com aura é uma doença neurológica que se manifesta por crises de enxaqueca precedidas de sintomas visuais ou sensitivos. Cerca de 20% das pessoas com enxaqueca apresentam aura. O nome aura refere-se justamente às sensações que você observa um pouco antes da dor de cabeça começar. Um sinal, um aviso, como por exemplo: visão de luzes piscando, linhas ziguezagueando, ou manchas cegas. Também pode ter formigamento na face ou mãos, perturbação nos sentidos de odor, paladar ou tato. Esses sintomas iniciais são também chamados de um pródromo. A aura pode durar poucos minutos ou até uma hora, seguidos da dor de cabeça muito forte, e longos períodos sem sintomas.
Esse tipo de enxaqueca não tem cura, mas os remédios receitados ajudam a diminuir os sintomas, sendo uma boa forma de tratamento.
Somente uma em cinco pessoas com enxaqueca experimentam uma aura. Na enxaqueca sem aura a pessoa não tem aura, mas sofre de todos os outros sintomas.

Os sintomas são :

Ruído no ouvido;
Dificuldade para falar;
Tontura ou perda do equilíbrio.
Dificuldade para movimentar os olhos;
Visão borrada;
Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, ou pés;
Alucinações como por exemplo sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores do que na realidade.
O uso de anticoncepcional pode provocar os sintomas, uma vez que esse tipo de remédios pode provocar alterações na circulação do sangue.

Causas

As causas  não estão totalmente esclarecidas mas estão relacionadas com o estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais.
Assim, quem sofre de enxaqueca com aura tem maior risco de desenvolver um acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como AVC.

O que fazer:

Tomar um remédio analgésico, como Paracetamol e AAS, ou os remédios prescritos pelo médico, como Sumax ou Cloridrato de propanolol.
Além disso, deve-se repousar num local calmo, escuro e sem estímulos sonoros ou auditivos, até que a dor passe.

Enxaqueca com aura na gravidez

 Na gravidez a tendência é a diminuição devido ao nível regular de estrogênios, que permitem a dilatação dos vasos e prevenção de dores de cabeça.
Porém, caso a mulher apresente enxaqueca com aura constante na gravidez, é recomendado que consulte o ginecologista para iniciar o tratamento adequado, com reposição hormonal.


O tratamento natural para enxaqueca com aura assim que ela aparece é:

Ficar relaxado e evitar qualquer tipo de estímulo, desde som, imagens e sensações;
Ficar num quarto fechado e escuro, para evitar qualquer tipo de estímulo para o sistema nervoso;
Aplicar uma bolsa de gelo enrolada em uma toalha na parte de trás do pescoço e cabeça durante 10 a 15 minutos.
Além disto, é muito importante não dirigir carros, manusear máquinas pesadas e cozinhar durante a crise de enxaqueca com aura.

Fonte: minhavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores