segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dicas de como cuidar da sua pele no inverno

 Olá meninas, hoje vou falar sobre cuidados especias com a nossa pele no inverno.


Aquele banho quente e demorado depois de um dia tenso de trabalho é relaxante e irresistível nos dias frios, mas, por outro lado, pode ressecar a pele e contribuir para o surgimento da dermatite seborréica, a caspa. Algumas dicas para manter a pele saudável mesmo no frio são diminuir o tempo e a temperatura da água, abusar do hidratante, tomar bastante líquido e continuar aplicando o protetor solar, já que os raios ultravioletas UVA estão presentes em qualquer estação.

No entanto, a maior preocupação deve ser mesmo com o banho quente, que é o inimigo número 1 da pele e do cabelo, maltratando até as unhas, que ficam mais quebradiças. O banho quente estimula a oleosidade no couro cabeludo e origina a caspa, temida por todas as mulheres. “A água quente também resseca o comprimento do fio e isso pesa mais para quem tem química no cabelo, como tintura ou escova progressiva”, explica a médica do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC), Karin Helmer.

Para não ficar com aquele cabelo escorrido, pesado e com a aparência de que está sujo, ela orienta tomar banhos mais rápidos e com água morna e evitar os xampus de tratamento, como o anti-frizz. “Esses produtos têm muito silicone e fazem uma superhidratação na raiz, deixando o cabelo oleoso. O ideal é usar um xampu neutro ou de uso frequente e condicionador só no comprimento do cabelo, independentemente do tipo de cabelo, seja seco ou oleoso”, recomenda.


Mais hidratação

Sabonete neutro e hidratante no pós-banho são fundamentais para manter a pele saudável. No frio, as áreas do corpo que merecem mais atenção são as dobras, como virilha, axila, cotovelos e entre os dedos. Se você sentir que a pele repuxa, o sabonete está agredindo a sua pele e causando o chamado “efeito rebote”, retirando em excesso a oleosidade natural da pele. Para compensar, as glândulas produzem mais sebo.

Quem tem pele seca, deve evitar lavar o rosto com sabonetes, mas cremes de limpeza estão liberados. Aliás, hidrante é sempre indicado, seja em creme ou loção. Os melhores são aqueles que contêm ureia em sua fórmula. Quem tem pele oleosa, pode comprar hidratantes oil-free.

No frio, doses generosas de creme são recomendadas. “Pode passar bastante hidratante nas mãos e pele em geral. O ideal é aplicar todos os dias, principalmente após o banho”. Quem usa mais água, como donas de casa e cozinheiras, deve sempre usar um hidratante após cada lavada. “O detergente deixa as mãos ressecadas”. Já quem tem o hábito de lavar as mãos com frequência, deve carregar um tubinho de creme na bolsa.

Por sua vez, óleos corporais perfumados não têm muito efeito. “O óleo é fácil de espalhar, mas não faz hidratação profunda. Ele não consegue penetrar e não ajuda nada”. Também é importante tomar bastante líquido para eliminar as toxinas. “Em média, devemos tomar dois litros por dia. Beber água ainda melhora a incidência de celulite”, diz.

Protetor solar é outro produto fundamental, pois mantém a pele saudável e hidratada, principalmente no rosto e no pescoço, que são as áreas mais expostas durante o frio. “Os raios UVA estão presentes em qualquer estação e na mesma concentração. Eles não deixam a pele vermelha, mas penetram mais e causam manchas”. Por último, deve-se lembrar dos lábios, usando sempre protetor labial.

Cuidado com as doenças da pele

Nas estações frias, é comum o surgimento de doenças de pele como as dermatites, como as seborréicas (caspa) e as atópicas, que são processos inflamatórios crônicos da pele caracterizados por lesões avermelhadas, principalmente nas áreas de dobra como atrás do joelho, que coçam bastante e descamam.

O risco de micose também é grande nos pés, já que usamos mais calçados fechados, como botas e sapatos, durante o outono e inverno, como lembram as dermatologistas. Por isso, é preciso tomar mais cuidado depois do banho e enxugar direitinho entre os dedos para não pegar uma frieira.

Espero que tenham gostado!
Bjus!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Emilly, obrigada pela visita! Sinta se á vontade para voltar mais vezes . Beijus Malu

      Excluir
  2. Caspa me deixa loooouca. Não sabia dessas dicas, não. Obrigada pelas dicas.

    See ya

    Simone :-)

    ResponderExcluir
  3. De nada, querida! Volte Sempre!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Marcadores